revisão do carro antes de viajar

Saiba o que você precisa conferir no carro antes de pegar a estrada e evite dor de cabeça

Se você está se preparando para viajar sozinho, com amigos ou mesmo com toda a família, é importante sempre estar atento às condições do seu carro. Mais do que nunca, na hora de cair na estrada, ter a segurança de que seu veículo está com a revisão em dia e em condições de trafegar pode ajudar a evitar muita dor de cabeça e a fazer com que realmente os dias de lazer sejam positivamente inesquecíveis, valorizando o roteiro da viagem!

Viajar de carro tem inúmeras vantagens, pois dependendo da quantidade de pessoas e da quantidade de bagagem que você irá transportar, seu custo acaba se tornando mais econômico e você pode até mesmo levar seu animal de estimação pra passear! Além do mais, ao encontrar uma paisagem interessante você pode parar para conhecer outros lugares e tem toda a comodidade para uma pausa a cada 2 ou 3 horas para um lanche ou para usar o banheiro. Ao chegar no destino, estar de carro o ajudará a se deslocar entre os pontos turísticos e realizar trajetos de grandes distância!

Contudo, lembre-se; se na cidade nosso carro já requer estar em perfeitas condições de uso, para a estrada essa exigência deve ser ainda maior. Então, esteja atento a este checklist que preparamos para você, para que seu carro esteja em dia com a manutenção e você tenha como única preocupação arrumar as malas, escolher sua playlist e fazer muitas fotos!

Revise as condições do seu veículo antecipadamente

 A maioria dos carros possuem diversos equipamentos projetados para garantir a segurança dos usuários, como é o caso de uma Ecosport, por exemplo. Porém, se eles não estiverem funcionando corretamente ou contenham alguma falha técnica que não tenha sido identificada pelo motorista antes de viajar, o risco de sério acontecer – como um acidente – aumentam drasticamente.

Além de uma boa olhada às condições do seu veículo, não confie em sua opinião pessoal, principalmente se for leigo. Lembre-se: você é responsável pelas vidas que estarão dentro do seu carro e também das pessoas com quem vai cruzar pela estrada. Por isso, é importante levar seu automóvel para ser visto por um especialista. Se o seu carro estiver na garantia, leve-o até a sua concessionária e peça uma avaliação. Não deixe para a última hora: em alguns casos, é necessário agendar!

Por que checar meu carro é imprescindível para viajar?

Viajar de carro é uma ótima ocasião para mudar a  rotina, construir relacionamentos e conhecer locais inusitados. Contudo, requer muita atenção, pois para trafegar em uma estrada, é preciso bastante atenção às condições do veículo e, sem jamais deixar de frisar esta necessidade, também do condutor.

Como ao longo de um trajeto na estrada transitam muitas pessoas, é evidente que podem ocorrer adversidades inesperadas. Por isso, tem menos dor de cabeça quem toma todas as devidas precauções antes de sair de casa! Afinal, por mais que você tenha confiança em sua camionete Hilux, por exemplo, se ela apresentar qualquer falha isso pode fazer com que o tão sonhado passeio de férias seja um verdadeiro pesadelo. Portanto, vale sempre à pena realizar uma revisão de viagem, contemplando o checklist de itens que seu carro precisa estar em dia!

O que devo conferir no meu carro antes de viajar?

Antes de sair, certifique-se de que o seu carro está equipado com limpador de para-brisas funcionando perfeitamente. Além disso, se no porta-malas estão presentes o triângulo, a chave-de-roda, o macaco, dentre outras ferramentas que vêm de fábrica, como é o caso de um Corolla, por exemplo. Elas serão primordiais em caso de algum imprevisto.

Vale à pena também levar no carro um kit de ferramentas adicional e uma lanterna, que são itens que podem sempre ser úteis para o caso de alguma adversidade. Além do mais, verifique as condições dos seguintes itens:

  • Bateria: sem ela, seu carro não funciona! Por isso, verifique se ela está com uma boa carga e efetua sua troca, caso necessário!
  • Pneus: eles merecem muita atenção sempre! Confira se não há bolhas ou relevos, e se o seu pneu não está careca. Calibre-os bem e evite trafegar por terrenos que possam causar-lhes avarias;
  • Freios: revise todo o sistema de freios e esteja certo de que eles estejam em condições seguras para viajar!
  • Luzes: verifique as luzes dos faróis e dos freios, pois é imprescindível que elas estejam em perfeito funcionamento. Lembre-se de manter o farol acesso em rodovias, pois é lei. O descumprimento dessa regra de trânsito é uma infração média, com perda de 4 pontos na carteira e multa de R$ 130,16 reais;
  • Óleo: ao viajar, esteja ciente que o esforço do motor do seu carro é muito maior. Por isso, é importante revisar a quantidade de lubrificante necessária para que ele esteja em bom funcionamento.

O que mais devo levar em conta na hora de pegar a estrada?

Procure programar bem o trajeto e, em caso de chuva espessa, evite dirigir. Se não houver condições de aguardá-la passar e for  inevitável pegar a estrada, diminua a velocidade e tenha cuidado redobrado.

Prefira dirigir durante o dia. Se estiver cansada e com sono, evite pegar a estrada à noite. Não se esqueça de pesquisar sobre as condições da estrada e se no trajeto encontrará pedágio: eles não aceitam cartões ou moedas que não sejam nacionais. Por isso, tenha sempre um dinheiro separado para isso.

Quantifique as pessoas que irão se acomodar no carro e saiba quantas bagagens seu porta-malas comporta. Evite carregar bagagens em lugares não apropriados para elas. Em caso de alguma colisão, elas podem agravar ainda mais o acidente. Para viagens longas, mantenha os passageiros confortáveis e sempre com cinto de segurança, especialmente crianças e animais.

Lembre-se de abastecer antes de pegar a estrada. Evite imaginar que encontrará um posto de combustível logo no início do trajeto, especialmente se você não conhece o local para onde está indo viajar. Assim, você terá a garantia de que terá combustível durante todo o trajeto!

Gostou destas dicas? Certamente, tirar férias é um ótimo momento para viajar, mas as ameaças nas estradas também aumentam com a proporção do volume de carros que circulam por elas. Por isso, é importante que se faça sempre a revisão do seu carro esteja atento aos sinais que ele dá! Aproveite e compartilhe este post!