Ovos de Páscoa

Às vésperas da época mais doce do ano, aprenda o passo a passo de como fazer ovo de páscoa e garanta uma renda extra!

O mercado de ovos de páscoa caseiros não para de crescer. Nos últimos anos, o setor registrou um aumento considerável nas vendas e o motivo é simples: o modelo de negócio é acessível, carregado de afeto por ser feito em casa e, claro, por ser muito mais saboroso do que os ovos industrializados.

Além disso, os brasileiros estão entre os maiores consumidores de chocolate do mundo, consumindo, em média, cerca de 2,5 quilos da iguaria anualmente – o que alavanca ainda mais as vendas nesta época do ano.

Apostar no setor para conseguir uma renda extra, portanto, é uma ótima pedida. A seguir, nós explicaremos o passo a passo de como produzir os mais deliciosos ovos de páscoa e te ajudar a faturar uma graninha extra. Aproveite e acesse o comparador de preços JáCotei  e fique por dentro das ofertas pelo menor preço das melhores lojas online.

Utensílios

Durante a produção dos ovos, você vai precisar dos seguintes utensílios:

Termômetro culinário digital

Neste caso, o uso do termômetro é indispensável. Isso porque ele garante o sucesso da temperagem – processo que faz com que o chocolate fique moldável. Sendo assim, a iguaria deve atingir uma temperatura de 40° a 45° para ficar no ponto perfeito de ser trabalhado.

Confira as ofertas de termômetro culinário digital no JáCotei

Tigela de vidro

Escolha uma tigela de vidro oval. É muito melhor para derreter o chocolate na hora do banho maria.

Confira as  ofertas de tigelas de vidro no JáCotei

Tábua de mármore

A tábua de mármore é outro utensílio indispensável na hora do preparo dos ovos de páscoa. Esta superfície serve para dar um choque térmico no chocolate quente e, consequentemente, modificar sua textura.

Confira as ofertas de tábua de mármore no JáCotei

Forma para ovos de páscoa

Existem diversos modelos de forma para ovos de páscoa no mercado. A escolha, porém, fica a seu critério. As mais comuns são de acetato ou acetato com silicone.

Confira as ofertas de forma para ovos de páscoa no JáCotei

Espátula para confeiteiro

A espátula de confeiteiro é própria para mexer o chocolate e deixá-lo com uma boa textura.

Confira as ofertas de espátula para confeiteiro no JáCotei

Espátula de inox

Essa espátula é necessária somente se a temperagem for feita no mármore. Nós recomendamos a temperagem para que seu produto tenha ainda mais qualidade.

Confira as ofertas de espátula inox no JáCotei

Faca

A faca será utilizada para cortar, aparar e eliminar o excesso de chocolate.

Confira as ofertas de faca no JáCotei

Saco de confeitar

O saco de confeiteiro é uma “mão na roda” para decorar e rechear os ovos. Invista!

Confira as ofertas de saco de confeitar no JáCotei

Papel manteiga

O papel manteiga deve ser utilizado para que os ovos de Páscoa não grudem na hora de estarem secando.

Confira as ofertas de papel manteiga no JáCotei

Higiene

A higiene é fundamental na hora do preparo de qualquer alimento. Sendo assim, não deixe de utilizar os seguintes itens na hora de produzir seus ovos de páscoa:

Touca

Evita que os fios de cabelos caiam ao preparar o ovo de páscoa.

Confira as ofertas de touca no JáCotei

Avental

Para proteger a sua roupa dos respingos de chocolate.

Confira as ofertas de avental no JáCotei

Luvas

Prevenção contra contaminação do chocolate.

Confira as ofertas de luvas no JáCotei

Tipos de chocolate

Tipos de chocolate

Saiba qual a diferença entre os tipos de chocolate e escolha qual melhor se encaixa às suas necessidades:

Chocolate amargo

Este tipo de chocolate é feito com os grãos de cacau torrados. Ele possui cerca de 50 a 75% de cacau em sua composição e não leva leite.

Meio amargo

O  meio amargo também é produzido sem leite e a diferença para sua versão amarga é na composição. Aqui, a quantidade de cacau é um pouco mais baixa: de 35% a 50%.

No preparo dos ovos de páscoa, fica a dica: este tipo de chocolate é indispensável, mesmo se a intenção não é a de fazer um ovo meio amargo. Por que? Porque somente o chocolate ao leite não é o suficiente para dar firmeza ao ovo. Portanto, se você misturar um pouquinho de chocolate meio amargo ao outro tipo de chocolate, seu ovo terá mais firmeza e não derreterá com facilidade.

Ao leite

O chocolate ao leite é preparado com cerca de 30 a 40% de cacau e açúcar. Este tipo de chocolate possui um teor de gordura e açúcar grande, pois são esses os ingredientes que dão seu sabor e características visuais (coloração mais clara e textura cremosa).

Branco

O chocolate branco não é considerado chocolate, sabia? Isso porque ele possui 0% teor de cacau em sua composição e é feito apenas de manteiga do cacau, leite e açúcar. De qualquer forma, o sabor dispensa comentários.

Blend

O Blend é um chocolate ao leite misturado ao chocolate meio amargo. Geralmente, sua composição é de 20% meio amargo e 80% ao leite.

Passo a passo – Como fazer os ovos de páscoa

ovo-de-pascoa-como-fazer

Ovo de páscoa básico

Antes de decidir quais sabores de ovos serão confeccionados, você precisa aprender a fazer o ovo de páscoa básico, pois ele servirá de base para criar receitas mais elaboradas. Veja como prepará-lo:

Você vai precisar de:

– 500 g de chocolate ao leite em barra

Modo de preparo

Quebre a barra de chocolate em pedaços pequenos e transfira para uma tigela de vidro. Em seguida, derreta a iguaria em banho-maria, em fogo baixo, mexendo sempre – use o termômetro para medir a temperatura e quando o chocolate atingir entre 40 e 45º, estará pronto para ser trabalhado.

Em seguida, despeje-o sobre a tábua de mármore e com a espátula de inox, faça movimentos circulares no chocolate derretido para que ele esfrie. Assim que estiver em temperatura ambiente, retorne-o para a vasilha de vidro.

Logo depois, use uma espátula para forrar a parte interna da forma com o chocolate. Leve a forma à geladeira por 10 minutos e depois retire-a e repita mais uma camada de chocolate por cima. Repita essa ação novamente mas, desta vez, deixando na geladeira por 15 minutos até que o chocolate fique firme. Faça a mesma coisa com a outra banda do ovo.

Retire as duas formas da geladeira e, com uma faca, apare o excesso de chocolate nas bordas das formas. Para finalizar, desenforme os ovos de páscoa colocando  as formas de cabeça para baixo e faça uma leve pressão com as mãos na parte superior da forma até que ele saia por inteiro.

Mas, afinal, quanto vou faturar?

O faturamento com a venda de ovos de páscoa é variável. Tudo vai depender da qualidade dos ovos e como você irá vendê-los. De qualquer forma, existem casos onde se consegue lucrar de 2 mil a 10 mil reais. Veja um exemplo:

Você decidiu vender ovos de páscoa de 500g e que suas vendas se resumam a 5 ovos / dia. Investindo 20 reais para elaborar cada ovo, significa que o investimento será de 100 reais / dia. Um ovo desse tipo custa em cerca de 70 reais, então, vendendo 5 ovos por dia seu faturamento será de 350 reais / dia. Subtraindo os 100 reais do custo para a produção, seu lucro será de 250 reais / dia.

Nossa dica é que você comece as vendas 15 dias antes da data comemorativa. Desta maneira, com o exemplo acima você conseguiria faturar cerca de 3.750 reais durante esse período.

E então? Pronto(a) para faturar uma renda extra nessa Páscoa? Não se esqueça de acessar o site do JáCotei e confira as melhores ofertas de produtos e utensílios para a sua produção!