televisão ou projetorVocê se lembra da época em que a sensação era ter uma televisão plana? Foram anos quando a tecnologia deu salto muito grande e rapidamente os aparelhos de tubo eram substituídos por aqueles que podiam ser pendurados na parede como quadros. Atualmente, o espanto é no sentido contrário. Quantas casas você conhece que ainda têm uma televisão de tubo?

A verdade é que o consumo de imagens está cada vez maior e as formas de fazer isso também estão diferentes. Inclusive, dá para assistir um filme pelo celular. Mas se você não se contenta com uma tela pequena, a pergunta é outra: televisão ou projetor? Qual dos dois é melhor para a sua casa?

Para te ajudar a resolver essa dúvida, preparamos um conteúdo completo. Continue lendo este texto até o final e fique pronto para fazer a sua compra.

Televisão ou projetor no espaço da sua casa

O primeiro tópico que é importante considerarmos é o espaço da sua casa. Apesar de parecer óbvio, existem algumas questões fundamentais aqui. Primeiramente, o local de instalação deve comportar o aparelho que você escolher. Isso significa que a televisão deve caber no móvel ou na parede, enquanto o projetor deve ter um espaço para ser instalado e também uma tela em branco onde as imagens serão projetadas.

É fundamental que você cheque as especificações dos aparelhos que vai comprar para evitar aquela sensação de que não consegue enxergar o que está a sua frente. Muito parecido com quem se senta na primeira fila do cinema. Nada legal, não é mesmo?

televisão ou projetor

Qualidade da imagem

A qualidade da imagem pode ser praticamente a mesma, independentemente se você comprará uma televisão ou projetor. Principalmente com a tecnologia que temos hoje à disposição. Mas nesse ponto é importante entendermos que para o projetor ter a qualidade equiparada a uma televisão de alta tecnologia, ele provavelmente será bem mais caro que a tv.

Se dinheiro não for um problema para você, também leve em consideração que o projetor precisa de algumas condições para funcionar em sua plena capacidade. Por exemplo, quando as janelas estão abertas e sem cortina, é muito provável que você perca o contraste, o brilho e a definição das imagens.

Os sistemas de som integrados

A qualidade do som dos aparelhos é mais um quesito importante aqui. As televisões costumam vir com um sistema de som integrado e com bastante qualidade. Se a sua sala é pequena, não existe a necessidade de ter caixas espalhadas pelo ambiente. É claro que você ainda pode tê-las, mas a falta delas não afetará a sua experiência.

Já os projetores, apesar de terem um sistema integrado, não são famosos por sua qualidade. Nesse caso, a aquisição de um sistema de som externo é praticamente obrigatória. Afinal de contas, de nada adianta ter a melhor imagem possível se você não conseguir ouvir o que está passando na tela.

A dúvida sobre comprar televisão ou projetor é bastante válida. Atualmente, o mercado já disponibiliza aparelhos de alta tecnologia, que reproduzem imagens inclusive em 4K. O ponto final para a sua tomada de decisão vai depender diretamente das suas necessidades, do tamanho do seu espaço e da sua expectativa.

Este texto foi útil para decidir entre televisão ou projetor? Conte nos comentários qual dos dois você pretende comprar e não se esqueça de comparar os preços de projetores e televisores antes da compra!