Cooktop elétrico, a gás ou por indução: qual é a melhor opção?
Você já ouviu falar nos famosos cooktops? Esses novos modelos de fogão são os modelos mais atuais quando falamos em cozinha moderna. E dentre esse modelo existem três diferentes opções: cooktop elétrico, por indução e a gás.
Isso sem contar que eles também possuem variações no número de bocas e zonas de aquecimento. Por exemplo, quer um tamanho bem pequeno? Você encontra cooktop de indução de 1 boca no mercado. Quer um tamanho mais tradicional? Então você pode optar por um cooktop elétrico de 4 bocas. Quer um modelo um pouco maior? Você também encontra cooktop a gás de 5 bocas.
E para você conhecer um pouco melhor cada um deles e entender qual modelo é a melhor opção, nós preparamos esse artigo. Ao final você entenderá a diferença entre eles e conhecerá uma indicação para ter como referência para cada tipo. Vamos começar?
Cooktop elétrico, a gás ou por indução: como funciona
Primeiramente vamos destacar algumas vantagens que qualquer cooktop trará para a sua cozinha. Começando pela tecnologia mais avançada, já que eles são mais modernos que os fogões tradicionais. Também costumam ser mais econômicos, inclusive no espaço, já que são instalados diretamente em pias, bancadas ou ilhas em sua cozinha.
Além disso, são mais práticos, até mesmo na hora de limpar e manter a manutenção no dia a dia. Outro grande destaque positivo é que eles acabam sendo mais seguros que outras opções. Principalmente os modelos elétricos e por indução.
Porém, como nem tudo é mil maravilhas, eles também têm pontos que precisam ser esclarecidos antes da compra para não haver arrependimento. Um deles é a faixa de preço que acaba sendo mais alta que os modelos mais tradicionais. Outro ponto desfavorável é que eles não possuem fornos. Ou seja, será necessário comprar um modelo à parte. Ah, e eles ainda precisam ser instalados por técnicos especializados para evitar acidentes e mau funcionamento.
Resumindo, os cooktops elétricos, a gás ou por indução são recomendados para quem está planejando uma cozinha nova ou reformando a antiga, já que eles precisam ser colocados em móveis ou pedras. Também é indicado para quem quer um estilo mais moderno e sofisticado.
Agora vamos conhecer as particularidades de cada tipo:
1) Cooktop a Gás
Começando pela opção mais em conta que são os cooktops a gás. Esses modelos são os que se parecem com os fogões tradicionais já que possuem funcionamento a gás. Também tem trempes para cada boca. Alguns modelos são feitos em cerâmica, vidro ou inox.
São ideais para quem não quer se desfazer do estilo mais tradicional. Também são indicados para quem quer um cooktop e não quer gastar muito dinheiro. Isso porque são os mais baratos e os mais econômicos em energia elétrica.
Um dos melhores cooktops a gás é o Cooktop Brastemp Gourmand BDK75. Ele possui 5 bocas e seu acabamento é em Inox. Então para você conhecer um pouco mais sobre ele e sua melhor oferta é só clicar aqui.
2) Cooktop Elétrico
Quanto à opção elétrica, uma de suas maiores vantagens é a segurança. Como não precisam de gás para funcionar, eles ajudam a evitar alguns acidentes. Seu design é ainda mais moderno que a versão a gás e utiliza a energia elétrica para aquecer suas zonas de calor, ou “bocas”. Por isso você sentirá uma diferença na conta de energia.
Outro ponto importante é que o cooktop elétrico não precisa de panelas específicas para funcionar, mas é aconselhado utilizar as panelas que conduzem melhor o calor.
Na maioria dos modelos, sua plataforma é feita de vitrocerâmica ou vidro temperado. Ou seja, o cooktop elétrico é bom para quem quer uma tecnologia melhor e mais segura, mas não quer gastar mais que o necessário.
Um dos melhores cooktop elétrico é o Cooktop Tramontina New Square Vitrocerâmica. Ele possui 4 bocas e seu acabamento é em vitrocerâmica. Então para você conhecer um pouco mais sobre ele e sua melhor oferta é só clicar aqui.
3) Cooktop por Indução
Quanto à indução, podemos dizer que é a categoria mais cara, porém a mais segura. Não precisa de gás para funcionar e seu sistema de aquecimento elétrico é diferente do modelo anterior. E como ele é conectado direto na rede elétrica da casa, esse modelo só pode ser instalado por profissionais especializados no assunto.
Vale destacar que seu funcionamento por indução só é ativado quando determinados materiais são colocados em sua superfície. Por isso o cooktop por indução só funciona com panelas e travessas específicas. Por exemplo: aço inox ou ferro fundido.
Um dos melhores e mais recentes modelos de cooktop por indução é o Cooktop Electrolux Unicook IE80P. Ele possui 4 bocas que garantem segurança contra queimaduras e acidentes. Então para você conhecer um pouco mais sobre ele e sua melhor oferta é só clicar aqui.
Com essas informações fica mais fácil descobrir qual é o melhor cooktop para a sua cozinha, não é mesmo? Afinal, só você sabe quais as características combinam melhor com a sua necessidade, rotina e orçamento.
Quer economizar na sua próxima compra? Acesse o comprador de preços JáCotei e fique por dentro do menor preço do momento.
E não perca nenhuma dica no Guia JaCotei, cadastre-se aqui e receba todas as notificações.
Deixe uma resposta