Muita gente não considera, mas o pneu certamente é um dos itens mais importantes de um automóvel. Ele tem a função de estar em contato com o chão, além de ser o responsável por sustentar o todo peso do carro além de tudo que estiver dentro dele. O pneu também é o responsável por converter a potência do motor do veículo em tração, pela eficiência dos freios e, o mais importante, a estabilidade em curvas.

É certo que grande maioria das pessoas não dão a importância necessária a assuntos relacionados aos pneus. E na hora de comprar, não sabem nem por onde começar.

Para te ajudar no processo de compra de um pneu, separamos algumas dicas essenciais para comprar o pneu ideal para o seu carro. Confira:

Descubra o código do seu pneu

Preste bem atenção no pneu do seu carro. Perceba que existe um código, composto por uma combinação de letras e números, gravado em alto relevo, geralmente na lateral. Esse código contém todas as informações necessárias sobre o pneu, desde seu propósito até seus limites.

O tipo de veículo

A primeira coisa a se descobrir com o código é o tipo de veículo correspondente ao pneu. Por exemplo, cada letra, ou combinação delas, indica para qual veículo o pneu serve.

P significa “Passengers”, e indica que o pneu serve para veículos comuns de passeio. Nessa categoria enquadram-se veículos com capacidade de até meia tonelada, como carros, minivans, pick-ups leves e algumas SUVs.

LT significa Light Trucks, e indica que o pneu serve para automóveis considerados caminhões leves, como, por exemplo, furgões, vans, pick-ups, SUVs grandes e veículos que rebocam trailers.

T significa Temporary Spare que, em português, significa estepe. Embora não sejam comuns no Brasil, esse tipo de pneu pode ser encontrado em modelos de carros internacionais e serve de substituto em situações de emergência. Portanto, sua rodagem deve ser em uma distancia curta.

ST significa Special Trailers e serve para veículos rebocadores, que transportam barcos, jet skis, etc.

C significa comercial e são indicados para vans e caminhões, veículos com função cargueira em geral.

O tamanho do pneu

Ainda no código do pneu, logo após as letras iniciais que indicam o tipo de veículo, você encontra um numeral referente à largura do pneu em polegadas.

A altura ou perfil

O outro número que aparece no código, bem depois do número que sinaliza o tamanho, é o indicador da medida do perfil, a superfície lateral, do pneu. O cálculo é feito, primeiramente, medindo o raio da roda (do aro central até o exterior da banda de rodagem), depois é feita a medida da parede lateral e, por fim, calcula-se a porcentagem de um em relação ao outro. Quanto menor o resultado, mais fino é o pneu.

A construção interior

Na sequência você encontra uma letra que indica o tipo de construção do interior do pneu. A letra “D” significa estrutura diagonal (que utiliza a carcaça com lonas sobrepostas), “R” significa que é um pneu radial (que não há sobreposição de lonas) e “B” significa cinturado (mais difícil de ser encontrado).

O índice de carga e a taxa de velocidade

Por último, os três caracteres finais do código indicam a carga (números) e a velocidade máxima (letra) suportada pelo pneu, vide tabelas abaixo:

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