Compra On-line: Como solicitar o estorno do cartão de crédito
Você efetuou a compra on-line e não gostou do produto? Você tem o direito de receber o dinheiro de volta. E caso tenha feito a aquisição via cartão, é possível solicitar o estorno do cartão de crédito com a loja. Não sabe como? Confira abaixo como pedir a devolução do valor gasto.
Afinal, o que é estorno do cartão de crédito?
O estorno é um direito que o consumidor pode solicitar em casos de cobrança indevida ou compra cancelada, por exemplo. Ou seja, o estorno do cartão de crédito é a devolução do valor gasto nessas situações.
Atente-se ao prazo de desistência da compra on-line
Ao efetuar a compra on-line, o consumidor tem o prazo de até 7 dias consecutivos, a partir da data de recebimento, para desistir da compra e requerer o reembolso. É importante lembrar que o produto não precisa apresentar defeitos para efetuar essa devolução, mas para desistir é necessário estar dentro do prazo de arrependimento.
Em algumas categorias, como moda, por exemplo, as lojas dão um prazo maior, até 30 dias para devolução. Porém, cada loja possui suas próprias regras, verifique essa informação antes de efetuar a compra para evitar surpresas na hora de solicitar o estorno do cartão de crédito.
Como solicitar o estorno do cartão de crédito?
Entre em contato com a loja através do site ou via telefone, informe a opção “devolução do dinheiro ou valor pago”. O processo de estorno só ocorre quando a loja recebe o produto comprado, por isso aguarde o retorno da loja sobre a autorização de postagem via correios ou retirada em domicílio. Após o recebimento, e a loja constatar que o produto está boas condições, será solicitado o estorno do cartão de crédito a administradora. Ah! Atente-se aos documentos essenciais para efetuar a devolução.
Não há possibilidade de efetuar o pedido de devolução antes de receber o produto em casa.
Qual o prazo de recebimento do valor?
Após a loja irá solicitar junto a administradora do cartão o estorno do valor, a devolução pode ocorrer em até 2 faturas, pois o prazo de análise até a conclusão do caso é um pouco maior. Por exemplo, solicitou na fatura de março, o estorno do cartão de crédito pode aparecer na fatura de abril ou maio.
Caso você tenha parcelado a compra e efetuou o pagamento da parcela, não se preocupe, o valor será devolvido integralmente.
Mas eu não posso solicitar o estorno diretamente na administradora do meu cartão?
O estorno não pode ser solicitado diretamente na operadora do cartão porque não se trata de um caso de fraude, a qual você não reconhece a compra. Como a solicitação de pagamento da compra foi efetuada pela loja, a mesma deve requerer a devolução do valor da compra, ou seja, o cancelamento da transação.
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