Como funcionam as TVs com Tecnologia de Pontos Quânticos
As TVs de pontos quânticos (QD, sigla em inglês) é um dos pontos mais altos no que se diz respeito às novidades do mercado. Mesmo não sendo uma tecnologia realmente nova, a Sony em 2013, lançou um modelo que já contava com esse tipo de tela. Após isso, outras companhias como a Samsung também já apresentaram os seus próprios modelos de TVs QD. Você sabe qual a diferença entre as TVs QD e os demais tipos de telas?
Da mesma forma como as telas de LCD, as telas de pontos quânticos funcionam a partir de um processo onde os LEDs do aparelho emitem luz através de um “filtro” para que os pontos da imagem obtenham as cores desejadas. Diferentemente das telas tradicionais, que usam LEDs brancos, as TVs QD utilizam LEDs baseadas em luzes de cor azul pura e possuem um sistema de conversão de sua luz para outros tons diferente das outras telas.
Os pontos das TVs de pontos quânticos são formados por cristais inorgânicos. Esses cristais são minúsculos, e não precisam de nenhum elemento orgânico para cumprirem a sua função, dessa forma possuem uma vida útil maior, além disso são os tamanhos dos cristais que produzem cores diferentes. Os cristais de 3 nm produzem luz azul, os de 7 nm geram a vermelha e a verde fica entre 3 nm e 7 nm.
Portanto, as TVs de pontos quânticos pretendem oferecer cores mais realistas. Através dos nanocristais inorgânicos pretende aumentar a vida útil do aparelho como um todo, TVs OLED, por exemplo, possuem componentes mais suscetíveis a degradação, como a oxidação. De acordo com especialistas, a economia de energia também é uma das vantagens das TVs QD, comparada com as TVs LED/LCD a economia pode chegar a 30% e 50%.
Porém, o preço das TVs de pontos quânticos pode tirar o sono de qualquer um. A opção mais barata disponibilizada pela Samsung não sai por menos de R$ 6.499,00. Entretanto, a tendência é a de que os preços diminuam um pouco. Confira aqui no JáCotei as melhores ofertas em TVs com tecnologia de Pontos Quânticos.
Deixe uma resposta