devolução de produtosComprar pela internet é algo extremamente prático. Não precisa enfrentar filas, muvuca e muito menos stress. No aconchego do lar você vê tranquilamente os produtos que deseja comprar. Em sites de comparação de preços, por exemplo, você consegue verificar as ofertas em lojas confiáveis, analisar os valores já praticados no gráfico de preços e num só lugar é possível saber o momento certo de comprar. O site www.jacotei.com.br é um comparador de preços com milhares de ofertas em categorias como: geladeira, smart TV, fritadeira sem óleo, máquina de lavar, notebook, celular e muito mais. Quem aí não quer saber o menor preço, não é mesmo?

Em alguns casos, ao receber a compra, o produto pode ser não ser do jeito que você gostaria ou até mesmo ocorrer o arrependimento. Quem nunca, não é mesmo? Para saber o que fazer na devolução de produtos, confira as nossas dicas abaixo.

O que fazer na devolução de produtos

O produto chegou e você quer devolver, e agora? A devolução de produtos é algo fácil, mas é preciso seguir alguns detalhes para não ter problemas no futuro.

1. Qual o prazo para efetuar a reclamação?

Nas compras on-line o usuário tem a opção chamada regra do arrependimento, ou seja, como o comprador não tem como visualizar o produto e suas características pessoalmente, tem o direito de solicitar a devolução da compra no prazo de até 7 dias a partir do recebimento do produto, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC):

“Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

O comprador tem o direito de desistir do produto, mesmo que não apresente defeito, em até 7 dias.

Após os 7 dias, a loja pode exigir a troca somente em caso de defeito, mas para manter a fidelidade do comprador, grande parte das lojas dão um prazo de até 30 dias para devolução.

2. Você vai trocar ou solicitar a restituição do valor?

Antes de falar com a loja, é importante decidir o que deseja fazer. Verifique qual opção é mais vantajosa para você: a troca ou devolução do dinheiro. Em alguns casos a loja pode oferecer um vale para você efetuar a uma nova compra na loja.

3. Entre em contato com a loja.

Normalmente as lojas on-line possuem a opção de solicitação no próprio site ou por telefone.

4. Documentos necessários para devolução de produtos.

É de extrema importância a ter a nota fiscal para efetuar a devolução nos Correios e também o número para a liberação da postagem. Após a solicitação de devolução, a loja encaminha para o seu e-mail esse número de postagem. Em outros casos, a loja pode retirar o produto na residência.

troca compra on-line5. O produto precisa estar em quais condições?

O produto precisa estar em boas condições, sem indícios de uso.

6. Retirei o produto na loja, eu tenho direito a devolução do produto?

Sim, porque o que vale é como você fez a compra e não a forma como é entregue produto. Ou seja, você pode efetuar a compra on-line e retirar na agência dos Correios ou no serviço de “retira na loja”. Agora se você efetuar a compra na loja física, a lei de arrependimento (7 dias) não é válida.

7. Logística reversa

É o serviço dos Correios que as lojas utilizam para efetuar a devolução de produtos. O consumidor deve se dirigir a uma agência dos Correios com número para liberar o envio. E para fidelizar o cliente, as lojas on-line arcam com o custo na hora de devolver.

8. A loja pode oferecer a troca?

Sim, fica a critério do consumidor aceitar ou não.

Mas é bom lembrar, a importância de verificar as regras de devolução da loja on-line. Por exemplo, por qual canal efetuar a solicitação, o prazo da devolução/troca e a exigência de algum documento.

9. Passou os 30 dias da compra, o que faço?

Após os 30 dias, se o produto possuir defeito, o comprador deve entrar em contato com o fabricante do produto para ser orientado sobre o procedimento para efetuar o conserto do produto.

Na hora de efetuar as suas compras on-line, acesse o JáCotei e fique por dentro das melhores promoções do momento. Economize!