como escolher a televisão certaAssistir a um programa ou filme favorito, ou até mesmo ver as notícias de telejornais ou jogos de futebol são atividades corriqueiras do dia a dia para milhões de brasileiros. Sentar no sofá e ver televisão pode ser um momento de descanso ou de divertimento para a rotina estressante do cotidiano. Por isso, o conforto deve ser necessário para que esse momento não seja prejudicado

Não basta um sofá aconchegante, mas é preciso saber como escolher a televisão certa para a sua sala. Tamanho, qualidade de imagem e áudio, o consumo de energia e as funcionalidades são importantes para que o seu bolso não entre no vermelho e o convívio da família com a telinha seja mais agradável. Veja a seguir quais as principais dicas que se deve levar em consideração para a escolha da televisão mais adequada para a sua casa.

1. O tamanho é um dos pontos principais em como escolher a televisão certa

O desejo de ter um “telão de cinema” em casa pode ser compartilhado por muitos, mas se o tamanho não for adequado de acordo com o formato de sua sala, assistir TV pode ser um problema sério e causar até danos à saúde, como um esforço excessivo da visão.

Uma das formas de evitar esse desconforto é a medição da distância entre o sofá e a localização da sua TV. As dimensões obtidas devem ser multiplicadas a uma proporção em relação à quantidade de pixels, ou seja, 21 para 1080p, 18 para 720p e 12 para resoluções padrão.

O resultado obtido revela quantas polegadas são necessárias para a sua TV ideal. O ambiente, como quartos e cozinhas, também interfere no tamanho adequado. Aconselha-se que nesses ambientes, as TVs com menores polegadas sejam mais funcionais para o seu bem-estar.

O mercado oferece várias opções de preços que irão auxiliar em como escolher a televisão certa de acordo com o seu bolso.

2. A qualidade de imagem e som da televisão

Com a chegada do sinal digital em diversas cidades brasileiras, os problemas com a transmissão da imagem foram drasticamente reduzidos, uma vez que não há mais incômodos com ruídos, chuviscos e grandes interferências. A nitidez da imagem e a reprodução de um bom som, entretanto, passaram a ser exigências dos consumidores.

Quanto maior for a resolução, como as de Full HD (1080p), mais nítidas serão as imagens. As tecnologias empregadas nos novos aparelhos de televisão também alteram a qualidade da imagem, como as novas 4K, comportando um maior número de pixels (3840 x 2140p).

A resolução também está interligada ao tamanho da tela. Logo, quanto maiores forem as telas, mais pixels serão necessários para que a luminosidade e a definição das imagens não sejam comprometidas. A qualidade do áudio varia de acordo com as marcas e modelos. As principais oferecem saídas de áudio estéreo e Surround, com a possibilidade de conexão de caixas de som externas, que vão ampliar a excelência da qualidade de reprodução sonora.

3. O emprego de novas tecnologias

Com a variedade de aparelhos de televisão, as tecnologias empregadas em cada uma delas também são um fator decisivo em como escolher a televisão certa para a sua sala. As mais convencionais do mercado são feitas em telas de LED, LCD e Plasma.

Em termos gerais, não há grandes diferenças de qualidade de imagem e som, mas os detalhes são perceptíveis, quando se trata de conforto em assistir algo. Os aparelhos de LED foram lançados recentemente e gastam menos energia, sendo uma ótima opção para economia e contribuição para o meio ambiente. São aparelhos leves e com boa nitidez de imagem.

Em contrapartida, as de LCD emitem menos brilho na imagem. Mesmo com boa autonomia, esse tipo de televisão é mais adequado para ambientes que possuem pouca claridade, uma vez que a luz pode atrapalhar na visualização perfeita da imagem.

Em seguida, as de Plasma, que também apresentam uma qualidade importante na imagem e som, mas tem como desvantagens o peso e o consumo de energia. Essas também são sensíveis a grandes oscilações de energia elétrica.

4. As funcionalidades

Por fim, as funcionalidades que as TVs oferecem são também essenciais em como escolher a televisão certa na sua próxima compra. As Smart TVs e as TVs em 3D, apesar de serem opções mais caras, oferecem outras funcionalidades interessantes para deixar o descanso no sofá. As Smart TVs atuais permitem que o usuário acesse as redes sociais e a Web, abra aplicativos de filmes e vídeos e veja as notícias via Wi-Fi e gravações de programações por armazenamento interno ou HD externo.

Já as TVs em 3D possibilitam que o usuário assista filmes e vídeos em 3D por conta de um conversor interno instalado no aparelho e o uso de óculos especiais. Esses aparelhos são indicados para assistir DVDs Blu-ray, aumentando as formas de diversão no momento de estar em frente à tela com a família.

Essas foram algumas das dicas de como escolher a televisão certa para a sua sala com conforto, economia, qualidade e consciência ambiental. Aproveite e confira as novidades para a sua próxima televisão em nosso site e curta nossa fan page.