apartamento aconchegante no inverno

Deixe tudo pronto para os dias frios e saiba tudo sobre a tendência em decoração hygge!

Com a chegada do inverno, as temperaturas baixam de verdade, especialmente para quem vive nas regiões mais ao sul do país. Assim, é normal começarmos a tirar os casacos do armário, fechar as janelas e trocar as roupas de cama para aquelas com um tecido mais quente. Há quem diga que as pessoas ficam mais elegantes no frio, mas nem sempre nos damos conta de que também nossa casa merece cuidados – não só na questão estética, mas também para garantir o bem estar de quem vive nela.

Então, aquele desejo gostoso de se proteger do frio, tomar um bom vinho, um chocolate quente, acender a lareira ou convidar os amigos mais íntimos para saborear um gostoso fondue pode ser uma ótima oportunidade para dar aquela repaginada em seu apartamento, ou mesmo, para buscar opções de decoração super aconchegantes se você pretende comprar apartamento e caprichar nos itens decorativos dele!

Indiferentemente da situação, ter uma casa ou um apartamento mais aconchegante significará que você está investindo em si mesmo, em seu próprio conforto – e também de sua família e convidados! E sabia que isso já tem até nome?! Hoje, está em alta um estilo de decoração muito falado, o hygge.

Mas, o que é uma decoração hygge?

Tudo o que pode trazer conforto e sensação de bem-estar tem um nome ainda sem tradução para o português: o hygge. Esse estilo surgiu na Escandinávia e nada mais é do que um projeto decorativo ou também estilo de vida que visa deixar a vida em harmonia, com simplicidade e conforto – sem exageros e com muita utilidade.

Então, podemos dizer que ter uma casa hygee é investir num tipo de decoração que prioriza cada cantinho da casa para que você possa ficar enroladinho no sofá assistindo Netflix durante o fim de semana, curtindo o conforto de seu lar e cuidando de si, indiferentemente do tamanho que possui ou do preço que pagou pelo imóvel e mobílias.

Para que você possa incorporar esta tendência da teoria à prática, separamos algumas dicas incríveis para que você possa proteger sua casa do frio, além de alguns toques para enfrentar o inverno com muito mais conforto e segurança. Acompanhe!

Dica 1 – Lembre-se de usar cores quentes

Enquanto cores claras fazem um ambiente ficar mais iluminado e arejado, cores escuras têm um efeito contrário – elas deixam um ambiente com a impressão de ser menor e mais quente, aconchegante. Mesmo brancos e pretos tem sub-tons mais quentes e que passam essa sensação (o cinza queimado é um exemplo).

Dica 2 – Fique atento à iluminação!

Muitas vezes, a diferença entre um ambiente quente e outro frio é a iluminação. As luzes de teto e mais claras devem ser reservadas para os momentos em que você precisa mesmo de claridade, por exemplo, quando recebe muitos convidados em casa ou está arrumando o seu quarto. Mas ter fontes múltiplas de luz nos ambientes principais de casa (como a sala de estar e os quartos) é importante para ajudar no fator aconchego: varie as lâmpadas entre mais quentes e mais frias para conseguir criar um clima diferente conforme o seu desejo.

Dica 3 – Decore com objetos com significado afetivo!  

Mais importante do que qualquer outra coisa, é você ter ao seu redor objetos que ama! Ainda que esteja procurando apartamentos mobiliados para alugar, deixe sua casa com sua cara. Que tal trazer para a sala aquela coleção de livros especiais, uma manta que você ganhou da sua avó, uma caneca preferida para fazer chá à noite? Objetos com valor sentimental são muito simbólicos e transmitem verdadeiramente a sensação de conforto que você deseja. Invista nisso!

Dica 4 – Deixe um cobertor sempre no sofá de casa

Como no inverno as pessoas gostam de ficar mais aconchegadas umas nas outras, uma boa ideia é colocar um cobertor nas costas do sofá. Afinal, tem coisa melhor do que ficar na cama debaixo das cobertas em um dia frio? Além de ficarem lindos na decoração, os cobertores e mantas são excelentes peças para proteger-se do frio em casa, especialmente para quem tem bebês ou crianças. Para temperaturas mais amenas, as mantas de toque aveludado, como as de plush ou microfibra maleável, são ideais. Já para dias muito frios, os cobertores de fios mais grossos, lã ou algodão são a melhor opção.

Dica 5 – Use caixas decorativas ou baús

Não quer cobrir o sofá? Sem problemas, use um cesto bonito ou uma caixa decorativa para estocar alguns cobertores em pontos chave da sua casa (como a sala), para que fiquem acessíveis para você, sua família e convidados. Vale a pena inclusive usar aquele velho baú de família, pallets re-estilizados ou pufs com tampos! Use a criatividade!

Dica 6 – Use texturas com elementos quentes

Aproveite esse momento e brinque com texturas. Coloque um tapete fofinho no quarto, ao pé da cama, prenda uma manta bonita na parede atrás da cabeceira ou acima do sofá, elementos mais quentes que ajudem a tornar o ambiente mais aconchegante.

Dica 7 – Use e abuse de muitas almofadas

Coloque algumas em cima da cama, outras no sofá, e abuse da quantidade. Nada mais convidativo do que deitar em cima de várias almofadas gostosas depois de um dia de trabalho ou que você passou indo de um lado para o outro.

Dia 8 – Invista em tapetes confortáveis

Muito mais do que um complemento de decoração, os tapetes são ótimos revestimentos e ajudam muito no frio. Isso porque o piso também influencia na sensação térmica dentro de um ambiente, então é importante pensar no aquecimento da casa desde a sua base. Quem tem carpete ou piso de madeira em casa já está no caminho para passar um inverno mais aconchegante. Se esse não for o seu caso, adquirir um tapete mais encorpado e de tecidos mais grossos é um bom investimento.

O que você achou destas dicas? Certamente, elas poderão ajuda-lo a pensar em possibilidades de deixar sua casa bem mais quentinha e aconchegante! Enquanto pesquisa mais sobre produtos que podem trazer essa sensação de conforto, compartilhe este post em suas redes sociais!

Essas dicas de decoração para outono foram criadas pela equipe Chaves na Mão.