ar-condicionado quente/frio

Esfriou e você já sente a necessidade de esquentar sua casa por conta do inverno. E agora, qual a melhor opção? Ar-condicionado quente ou aquecedor? Na hora de optar por um ou outro, sempre aparecem dúvidas de qual dos dois é o melhor.

Primeiramente, é preciso que você entenda que “o melhor” vai depender do local que será aquecido e como você fará isso. Depois, você decide com relação ao investimento, se vale a pena o ar-condicionado quente ou aquecedor. A decisão pode parecer fácil, mas não é.

E foi pensando nisso que preparamos este artigo para você. Iremos dar uma ajudinha esclarecendo alguns pontos e funcionalidades das duas opções. Não deixe de conferir e boa leitura!

Aquecedor de ambiente

Os aquecedores funcionam por meio de eletricidade. Através da corrente é aquecida uma resistência ou uma placa de cerâmica ou o óleo interno da máquina. Isso faz com que o ar ao redor seja esquentado.

Normalmente, junto com isso existe um dissipador, que funciona como se fosse um ventilador. Ele serve para distribuir o ar pelo ambiente. Geralmente, os aquecedores são portáteis e devem ser usados com moderação.

ar-condicionado quente ou aquecedor

Ar-condicionado quente/frio

O ar-condicionado quente/frio é conhecido como aparelho de ciclo reverso. Eles são condicionadores de ar que tem como objetivo aquecer. São instalados e fixos como a maioria dos climatizadores de residências.

Esses equipamentos revertem o processo de pegar o ar quente interno de um cômodo e colocá-lo para fora. O calor externo tende a ser absorvido e jogado para dentro do ambiente.

Agora, vamos explicar melhor a diferença entre o ar-condicionado inverter e o tradicional.

Ar-condicionado inverter x Tradicional

Existem diversas pequenas diferenças entre o ar-condicionado inverter e o tradicional. No sistema inverter, o compressor varia a rotação de acordo com a temperatura desejada. Isso faz com que a climatização ocorra progressivamente.

Esse circuito inteligente permite que o aparelho mantenha a temperatura ambiente constante e com pouca oscilação.

Já o ar-condicionado tradicional ocorre o contrário. O compressor funciona ligando e desligando para manter o ambiente climatizado. Isso causa uma variação grande de temperatura, ocasionando picos de energia, consumindo mais eletricidade.

Como o inverter não cria esses picos de energia, ele acaba por ser mais econômico.

aquecedor de ambiente

Vantagens de usar o aquecedor para o frio

Abaixo você confere as vantagens de usar um aquecedor de ambiente:

  • O aquecedor de ambiente é móvel podendo ser levado para qualquer local da casa;
  • Não há necessidade de ele ser instalado, causando menos custos para o consumidor;
  • Quando não está sendo utilizado, o aquecedor de ambiente pode ser guardado facilmente;
  • Basta poucos minutos para tornar a temperatura ambiente mais quente, trazendo aquecimento de forma rápida.

Vantagens de usar o ar-condicionado no inverno

  • O ar-condicionado quente/frio aquece o ambiente todo de forma uniforme;
  • A grande maioria conta com a função para controlar a umidade;
  • O ar-condicionado pode também refrigerar e ventilar, tornando-o utilizável em qualquer estação do ano;
  • Regulagem de temperatura, permitindo um maior controle ao usuário;
  • Indicados para quem possui alergias ou problemas respiratórios, por funcionarem como filtros que retiram a sujeira.

Principais diferenças entre o ar-condicionado quente/frio e o aquecedor de ambiente

Segue abaixo as diferenças entre os aparelhos que podem ajudar na escolha entre o ar-condicionado quente ou aquecedor.

Uso

O ar-condicionado quente/frio conta com mais funções que os aquecedores como dito anteriormente. O aquecedor de ambiente serve apenas para aquecer. Já o ar-condicionado pode ser usado para os mais diversos fins.

Controle

Os aquecedores não permitem que a temperatura seja regulada. Já o ar-condicionado fornece mais controle ao consumidor, permitindo que ele regule a temperatura.

Abrangência

Os aparelhos de ar-condicionado quente/frio são indicados para locais mais amplos, uma vez que conseguem ter mais abrangência. Já os aquecedores são indicados para locais menores, uma vez que aplicam a concentração de calor em uma pequena área.

Custo-benefício

Se formos comparar, usar o ar-condicionado pode se tornar mais vantajoso que o aquecedor. Isso acontece porque, além de possuírem mais funções, eles captam o ar externo. Assim, aquecem ou refrigeram, substituindo o ar ambiente.

Os aquecedores não realizam esse processo, uma vez que apenas concentram calor.

Ar-condicionado quente ou aquecedor de ambiente: qual o melhor quando falamos de tamanho do ambiente e número de pessoas

Caso o seu espaço seja pequeno, o aquecedor é recomendado, uma vez que ele é ideal para esquentar rápido o local. Isso significa que o aparelho ficará ligado por um tempo menor, compensando o custo-benefício em comparação com o ar-condicionado.

O ar-condicionado quente/frio ainda gera custos com instalação e manutenção. Porém, se o local for mais amplo, apenas o aquecedor não dará conta.

Vale ressaltar ainda que quanto mais pessoas no local, maior deverá ser a potência de BTUs do ar-condicionado. Isso significa que ele gastará mais e custará mais caro. Porém, não vale a pena investir em um aquecedor de ambiente que não servirá para o local.

Melhores modelos de aquecedor de ambiente e ar-condicionado quente/frio

Abaixo você confere uma lista com os melhores aquecedores de ambiente. Todos estão disponíveis no JáCotei.

Veja também os melhores aparelhos de ar-condicionado quente/frio e saiba o menor preço de cada modelo.

Esperamos que você tenha entendido a diferença do ar-condicionado para o aquecedor de ambiente. Agora é com você. O ar-condicionado quente ou aquecedor? Escolha aquele que mais atende as suas necessidades e com o melhor custo-benefício para a sua casa.

E para economizar nas suas compras online acesse o site www.jacotei.com.br e saiba quais são as melhores ofertas e promoções da internet. Aproveite e confira os preços de outros modelos de ares-condicionados e aquecedores.