13º salário

Quando recebemos um dinheiro extra já queremos gastar, não é mesmo? A ideia não é ruim, mas é preciso algumas decisões para não cair em ciladas ou ficar mais endividado.

Saiba como utilizar o seu 13º salário de forma correta e resolva as pendências de final ano sem estourar o orçamento.

Como organizar o gasto do 13º salário

como fazer render o 13º salário

Planejamento financeiro é a palavra de ordem. É necessário organizar o dinheiro para que ele renda e assim resolver os gastos com: dívidas, presentes, festas de final de ano, viagens e entre outros. Confira as nossas dicas e planeje o seu 13º salário.

1. Elabore uma planilha com gastos

Antes de sair pagando as contas é necessário listar as contas para saber o valor final da dívida. E se não colocar isso no papel, você vai acabar achando que vai sobrar dinheiro e no final não conseguiu resolver nem parte dos problemas.

2. Pague as dívidas

Verifique com a empresa que você está devendo a possibilidade de uma nova negociação antes de efetuar o pagamento. Em alguns casos, o 13º salário pode não quitar totalmente as dívidas, mas diminui parte do valor, e isso já um bom caminho.

3. Separe uma parte para realizar seus objetivos

Além das contas, o que eu desejo fazer? Você deve decidir também como deseja usar o 13º salário, como por exemplo, viagens ou cursos.  Ao planejar isso, fica mais fácil a distribuição do dinheiro para cada objetivo.

4. Guarde dinheiro

É importante reservar parte desse dinheiro, o mínimo é 10% do valor total. É bacana ter uma reserva de emergência, pois nunca sabemos dos imprevistos que podem ocorrer.

5. Faça investimentos

É preciso investir para o 13º salário render. A poupança, apesar de ser a preferida entre os brasileiros, é a menos rentável, pois pode render até 4,5% por ano. O interessante é buscar alternativas como: tesouro direto, bolsa de valores, CDB (Certificado de Depósito Bancário) entre outros. Converse com o seu gerente ou economista e saiba qual investimento é mais adequado para o seu perfil.

6. Presentes e festas do final do ano

Pagar contas é maravilhoso, mas deve ser pensado se vale a pena ficar sem dinheiro. Sabe por quê? Final de ano é época de presentes e deixar de presentear pode deixar algumas pessoas decepcionadas. Não precisa ser o presentão, mas algo mais barato ou lembrancinha, que tal?

7. Pagamento parcelado ou à vista?

O mais indicado ao efetuar as compras on-line é optar pelo pagamento à vista, mas nem sempre conseguimos. Escolha as compras parceladas sem juros e sem a cobrança de serviços como: garantia estendida, seguro, etc. Esses serviços só devem ser considerados nas situações que o valor final não seja aumentado em 2 ou 3 vezes. Preste atenção nesse detalhe!

8. Gastos de início de ano

Vale lembrar também que tem os gastos já conhecidos como rematrícula, IPVA, IPTU, material escolar, por exemplo. Você vai conseguir arcar com esses gastos sem o 13º salário? Se a resposta for negativa, separe parte do décimo terceiro para ajudar no pagamento dessas dívidas também.

9. Antecipe as compras

Utilizar os períodos de descontos para pagar mais barato nos produtos que deseja comprar.

Quer economizar? Use o comparador de preços JáCotei e faça as compras on-line pelo menor preço. O seu 13º salário vai agradecer!

O que você achou das nossas dicas como gastar o 13º salário? Deixe a sua opinião nos comentários.