televisão com internet pega vírusO avanço da tecnologia trouxe a internet para diversos tipos de aparelhos através da conectividade integrada. Estão mais conectados a cada dia que passa. E é possível que tanta exposição, diante de pessoas mal-intencionadas, também aumente.

Mas será que uma televisão com internet pega vírus? Isso é um mito ou verdade?

Continue a leitura do post para entender melhor essa questão.

É um mito ou verdade que a televisão com internet pega vírus?

Pode-se dizer que, pelo menos por enquanto, uma televisão não pode ser contaminada por arquivos maldosos. Mas isso não quer dizer que uma Smart TV esteja livre de outros problemas relacionados às ações de pessoas de má índole ou que queiram propagar algum malefício.

As televisões podem estar vulneráveis?

Ou seja, trata-se de um mito a tese de que televisão com internet pega vírus. Isso se dá devido ao fato de que o sistema operacional é fragmentado. Só que esse quadro pode mudar no futuro! Com o aumento da adesão aos chamados “aparelhos inteligentes”, é possível que os malwares possam ser criados especificamente para esses dispositivos e aí disseminados.

O que de ruim pode acontecer?

Porém, enquanto esse tempo não chega, devemos lembrar que existem outros tipos de ameaças que permeiam esse universo.

Podem-se encontrar falhas nos sistemas operacionais das Smart TVs (ou televisões inteligentes). Nas brechas do sistema, os hackers podem aplicar até mesmo funções inoportunas. Como o controle de canais, visualização do histórico de navegação e o acesso a informações pessoais dos usuários.

Saiba como se proteger dessa vulnerabilidade

Os fabricantes das Smart TVs estão mais preocupados com a qualidade da imagem e a comodidade dos clientes, deixando a vulnerabilidade de seus sistemas em segundo plano. Já que não precisam se incomodar ainda com a ideia de que a televisão com internet pega vírus, investem nas soluções que poderiam fazer os produtos venderem mais no mercado.

Mas algumas medidas podem ser tomadas, a fim de se proteger de eventuais vulnerabilidades.

televisão com internet pega vírusMantenha a sua televisão inteligente sempre atualizada

As instruções operacionais, conhecidas como firmware, devem ser sempre checadas e atualizadas.

Alguns aparelhos dispõem da função automática de atualizações. Se for o caso da sua, deixe a função ativada.

Utilize um roteador de segurança

Para se conectar à internet, dê preferência a roteadores com o dispositivo de protocolo e segurança WPA2. Ele é mais atual e menos suscetível a invasões.

Evite a configuração antiga de encriptação WEP.

Procure não fazer compras pela Smart TV

Como as questões de segurança ainda não foram devidamente identificadas nas televisões Smart TV, evite fornecer suas informações de cartões de crédito e dados bancários pelo browser ou navegador do aparelho. Não faça compras através da sua televisão inteligente!

O conhecido sistema de verificação dos sites, SSL, não existe ainda nesses equipamentos. Portanto, não será possível checar se o site que você está acessando é mesmo confiável.

Tenha cautela ao conectar drives externos

Os pen drives e HD externos devem ser analisados antes de serem conectados à sua Smart TV. De preferência, passe um anti-malware nos dispositivos; e proteja os dados contidos neles aplicando um software de criptografia.

Ainda que você já compreenda que é ainda é um mito que televisão com internet pega vírus, não deixe de ficar atento. Para todo e qualquer aparelho conectado à internet, essa é a dica básica e mais sábia: evite clicar em links suspeitos. Afinal de contas, nunca se sabe quando um vírus ou malware para as televisões inteligentes chegará para atacar esses sistemas operacionais.

Você já sabia da existência das ameaças descritas no post? O que faz para se proteger delas? Deixe o seu comentário aqui no blog!