Fogão 5 bocas: almoço e sobremesa ao mesmo tempo
Caso o fogão a gás não é para uso profissional, o fogão 5 bocas está de bom tamanho para o domicílio. Não é preciso mais do que isso para alimentar seus filhos e até os netos no almoço de domingo. Completo, alguns modelos oferecem diferentes tamanhos de bocas, o que agiliza o almoço, a sobremesa e o cafezinho ao mesmo tempo. Assim como de 4 bocas, pode ser encontrado nos modelos de piso, de embutir ou cooktop.
O modelo é ideal para famílias com quatro ou mais pessoas, que costumam ter mais de uma refeição por dia em casa. O fogão de 5 bocas também exige uma cozinha com metragem maior. Muitas pessoas que moram em apartamentos pequenos não medem o local e percebem que o fogão é grande demais quando a empresa entrega o produto em casa. Portanto, antes de adquirir, é preciso checar as metragens do local e do produto, no manual de instruções.
Vale checar também se o modelo escolhido conta com algumas funções que podem facilitar sua vida. A boca esmaltada é fácil de limpar e protege o fogão por mais tempo. O acendimento automático dispensa o uso de isqueiro ou fósforo e dá praticidade. Já a trava de válvula de gás é um recurso importante para evitar acidentes, como o vazamento de gás, e com o timer é possível programar o tempo de funcionamento do fogão ou forno.
O forno é maior e possui prateleiras ajustáveis. Por ser maior, o consumo de gás também aumenta.
Estrutura do fogão 5 bocas
O fogão cinco bocas, normalmente, possui dois queimadores em cada lateral e um no meio. Essa estrutura costuma ser a seguinte: duas bocas maiores, ou queimadores rápidos, uma média, chamada semirrápido, e o tradicional (pequeno). A boca central, na maioria das vezes, é uma “mega chama” ou “tripla chama”. Essa boca costuma ser maior que as outras.
Saiba usar cada boca do fogão corretamente
- Queimador central: é a boca que fica no meio do fogão. Costuma ser maior que as outras quatro. É usada para cozimentos rápidos e na preparação grande quantidade de comida. Pode também servir de grill, para grelhar ou gratinar o alimento.
- Queimador rápido: são bocas maiores. Com eles é possível, fritar volumes maiores ou ferver a água mais rápido, por exemplo.
- Queimador semirrápido: está entre o tradicional (pequeno) e o queimador rápido. É útil para frituras e refogar legumes.
Deixe uma resposta