Como escolher uma televisão: a diferença entre as telas LED, OLED e QLED
Escolher uma televisão que atenda perfeitamente às suas expectativas não é das atividades mais fáceis hoje em dia. Todos os anos são desenvolvidas tecnologias inovadoras que trazem mais qualidade e definição aos modelos de televisão mais recentes.
Para te ajudar a escolher a televisão certa para você, vamos explicar qual é a principal diferença entre as telas LED, OLED e QLED, para qual ocasião cada uma é indicada e quais são os principais modelos de cada categoria.
Diferença entre as telas LED, OLED e QLED
TVs de LED
As telas de LED foram a grande inovação das antigas telas de LCD. LCD significa Liquid Crystal Display, ou seja, display de cristal líquido. A tela LCD é formada por células de cristal líquido que são agrupadas de três em três, cada célula de uma cor primária (vermelha, azul e verde). Essas células são iluminadas por uma lâmpada de luz branca, a backlight, que é responsável pela projeção da imagem.
A tela LED, por sua vez, utiliza diodos emissores de luz (Light Emitting Diodes) na lâmpada de backlight, que são lâmpadas minúsculas nas três cores primárias. Combinados, esses diodos proporcionaram uma tela com muito mais brilho, cores mais vivas e um maior ângulo de visão (diminuição da perda de imagem quando se está assistindo mais próximo das laterais da TV). Além disso, as TVS de LED são bem mais finas que as de LCD e economizam mais energia.
Para quem é indicada:
Atualmente, a tecnologia de LED é a mais popular no mercado e está presente em telas de televisões, computadores, celulares e tablets. As televisões com tela LED produzem imagens com uma boa qualidade e definição, especialmente quando combinadas com tecnologias como o 4K, HD, Ultra HD, entre outros.
São ótimas para o uso no dia a dia e para quem quer economizar na hora da compra, mas sem perder em custo-benefício.
Veja alguns dos melhores modelos de televisão que utilizam telas de LED atualmente:
TVs OLED
A tecnologia OLED é uma evolução das TVs de LED. OLED significa Diodo Orgânico Emissor de Luz. A diferença entre os diodos do LED e os do OLED, é que esses últimos possuem polímeros em sua camada ativa que são capazes de emitir e controlar a própria luz, dispensando a necessidade da backlight.
Ou seja, toda a tela é formada por pixels autoiluminados que, quando combinados, produzem uma imagem com definição e contraste ainda maiores. Numa tela OLED, quando aparece uma imagem com detalhes em preto, por exemplo, os minúsculos diodos orgânicos desligam, o que faz com que o preto ganhe mais intensidade, fazendo com que a imagem ganhe uma maior profundidade e realismo.
Para quem é indicada:
Por dispensarem a backlight, as TVs OLED são finíssimas e a maioria não chega a ter 1cm de espessura. Além disso, elas costumam ser produzidas em tamanhos maiores, (geralmente a partir das 55 polegadas) o que exige um espaço maior de recuo entre a televisão e quem está assistindo. As TVs de tela OLED são indicadas como a televisão principal da casa (a que fica no maior cômodo compartilhado da casa e é utilizada por mais pessoas ao mesmo tempo).
O investimento é bem maior que as tradicionais TVs de LED, mas elas valem cada centavo: excelente para quem costuma receber a família e os amigos para assistir a filmes, shows e jogos em casa.
Veja alguns dos melhores modelos de televisão que utilizam telas OLED atualmente:
TVs QLED
A tecnologia QLED foi criada pela Samsung e significa Quantum Dot Light Emitting Diodes. As telas QLED utilizam pontos quânticos, que são minúsculos cristais que conseguem absorver e emitir luz de maneira independente. Esses pontos quânticos combinados são capazes de formar uma imagem com 100% das cores reais em qualquer nível de luminosidade.
Traduzindo: as telas QLED são as mais avançadas no quesito qualidade e definição de imagem e conseguem atingir um nível mais alto de brilho, sem gastar mais energia por isso. Elas também permitem um ângulo de visão mais amplo, compensando os reflexos de luminosidade exterior.
Para quem é indicada:
As TVs QLED são o que há de mais moderno no mercado de televisão e são indicadas justamente para quem não abre mão de aparelhos de qualidade e tecnologia de ponta. Assim como as TVs OLED, elas são finíssimas e precisam de um espaço maior entre a TV e o sofá.
Se você utiliza muito a televisão no seu dia a dia e está disposto a fazer um verdadeiro investimento, a TV QLED é para você. Ela também irá impressionar os seus convidados e trazer mais emoção àquele jogo de futebol com os amigos.
Veja alguns dos melhores modelos de televisão que utilizam telas QLED atualmente:
Smart TV QLED 55” 4K Samsung QN55Q7FAMGXZD Q7F Conversor Digital
Deixe uma resposta