conta de luzAtualmente se tornou-se imperativo economizar energia elétrica, não só pelos gastos econômicos com a conta de luz, mas também por questões ambientais.

Portanto, pensar em alternativas que ajudem na redução da conta de luz é um favor ao bolso do consumidor e ao meio ambiente também.

Além de alguns hábitos para economizar energia elétrica que pode ser adotado há várias outras formas de diminuir o consumo de energia e é nesse ponto que viemos tocar.

Ao final de sua leitura você vai saber mais sobre como economizar energia elétrica.

Como economizar energia elétrica?

Ao se pensar em reduzir o consumo de energia, provavelmente já vem logo à sua mente em desligar lâmpadas e eletrodomésticos, porém, há outras possibilidades para conseguir uma redução da conta de luz e é sobre isso que vamos falar.

Nosso consumo de energia deve ser feito de forma responsável e consciente, muito embora ainda haja pessoas que não tem qualquer preocupação a respeito o que pode gerar – num futuro próximo – escassez desse bem tão importante.

Por isso, novas tecnologias e hábitos para economizar energia tem sido pensado como alternativas e é por isso que separamos 4 dicas para economizar energia elétrica em 2020.

1. Abuse da luz natural

luz naturalEssa primeira dica é uma das mais óbvias, porém, ainda pouco explorada pelas pessoas que se esquecem que o melhor horário para economizar energia é durante o dia.

A luz natural, ou a luz do dia, pode ser utilizada a favor da redução da conta de luz, pois não se torna necessário acender lâmpadas para promover a iluminação.

Nesse contexto é possível aproveitar a iluminação natural com a instalação de janelas, claraboias ou vitrôs, etc. que possam contribuir para o menor consumo de energia.

2. Opte por lâmpadas econômicas

lâmpadas econômicasCom certeza, uma das melhores dicas para economizar energia elétrica é apostar em lâmpadas mais econômicas.

Por exemplo, as lâmpadas fluorescentes representam uma grande redução da conta de luz em comparação com as lâmpadas incandescentes, pois o consumo de energia para seu funcionamento é bem menor.

Por outro lado, também temos as lâmpadas de LED que proporcionam um impacto muito grande na diminuição do consumo de energia, pois são duas vezes mais econômicas que as lâmpadas fluorescentes e seis vezes mais econômicas que as lâmpadas incandescentes.

Para completar, as lâmpadas de LED não têm sua vida reduzida ao serem ligadas e desligadas e podem ser encontradas em diversas cores.

3. Confira o estado dos seus aparelhos elétricos e eletrodomésticos

aparelhos elétricos salaUm dos grandes vilões para o alto consumo de energia elétrica pode ser considerado os aparelhos elétricos e eletrodomésticos em mau estado ou aparelhos que possuem alta taxa de consumo de energia elétrica.

Esses aparelhos quando desgastados contribuem para um maior consumo de energia, pois necessitam de mais força para reparar seus possíveis defeitos.

Desse modo, veja se seus aparelhos elétricos e eletrodomésticos estão em bom estado, inclusive procure verificar e trocar com frequência a borracha de vedação da geladeira e os filtros de ar-condicionado.

Ou opte por aparelhos que tenham um menor consumo de energia, aqueles que tem o selo Procel e etiqueta Inmetro com eficiência energética A (lembrando que os selos podem ir de A a G, sendo A os mais eficientes e os G os menos eficientes).

4. Apague as luzes

apagar luzEssa parece uma das dicas para economizar energia elétrica bem óbvia, porém, boa parte do alto consumo de energia elétrica se dá por conta de se deixar as luzes acessas em ambientes vazios.

Então procure apagar as luzes quando sair dos cômodos, isso irá ajudar na redução da conta de luz, inclusive, uma das alternativas para economizar energia é utilizar os sensores de presença e luz do dia.

Esperamos que você tenha gostado das dicas para economizar energia elétrica e não se esqueça de conferir no JáCotei os melhores itens e produtos para te ajudar nessa jornada de redução da conta de luz.