Ainda que se tenha como pagar por uma televisão nova, a compra em si é sempre algo que nos traz receios, pela possibilidade de terminarmos fazendo uma má escolha. Por isso, em tempos de tantas opções de tecnologias e tamanhos de tela, faz-se necessário procurar entender essas diferenças e assim encontrar a melhor TV para ser adquirido por cada pessoa a depender das suas necessidades e condições. A escolha então deve pautar-se, em ordem decrescente de prioridades, primeiro pelo tamanho da tela, depois pela resolução, pela tecnologia da tela e as utilidades que forem convenientes, por fim. Além dessas, pode-se também considerar as novidades da Smart TV e TV 3D.

tv_sony_4k

Tamanho da tela

Para escolher se você quer uma de 29, 42 ou até mesmo 60 polegadas, é preciso antes verificar o seu orçamento, a real necessidade e, principalmente, o local onde pretende colocá-la, suas dimensões em relação ao televisor escolhido.

Para essa decisão há um cálculo a ser feito, inclusive. Você deve multiplicar a distância entre o sofá e a TV, em metros, ou por 21 (se for 1080p), ou por 18 (se for 720p) ou por 12 (se for resolução padrão). Assim, o resultado final será o tamanho ideal da tela.

Resolução de vídeo

Para essa decisão não se precisa de muita discussão. O ideal é realmente ter a melhor qualidade que se puder, que é, nos padrões atuais, a de Full HD (1080p). No entanto a alta definição dependerá do conteúdo, não apenas do aparelho. O ideal é consumir Blu-Ray ao invés de DVD, por exemplo.

Tecnologia da tela

Nessa questão, basicamente fica-se divido entre LED, LCD e Plasma, pois aquelas de vidro já saíram de linha.

As de LED são as mais modernas, mais nítidas e também mais leves. Ao contrário, as de LCD têm menos brilho e uma limitação no ângulo de visão, sendo então recomendadas para aqueles ambientes que são mais escuros, senão, na claridade, ficará difícil de enxergar sua imagem. Já as de Plasma, por sua vez, consomem bem mais energia e também são mais pesadas.

Assim, fica a critério do comprador avaliar a tecnologia que mais lhe apetece, considerando sempre a qualidade da imagem, a claridade do ambiente e a importância do peso do aparelho televisor.

tv_philips_40pug6300

Utilidades convenientes

Verifique também, antes de decidir qual é a melhor TV, se esse aparelho possui saídas HDMI, além de entradas USB e/ou para cartão de memória SD. Afinal, sem essas utilidades, você terá poucas possibilidades de uso para a televisão, além de assistir a programação normal. Essas entradas servirão não só para conectá-la a um videogame ou um set-top box, como também a um Blu-Ray, notebook, pendrive, dentre outros.

Novidades no mercado

Atualmente, temos no mercado as televisões comuns, cada vez mais fora de linha, e as que são Smart TV, sendo algumas até mesmo 3D.

No caso dos “televisores inteligentes”, podemos dizer que a melhor TV será aquela que vier com maior variedade de fábrica. Esses televisores contam com navegador de internet, Wi-FI, aplicativos (Netflix, por exemplo, que servirá para ver filmes e séries na hora que quiser) e certas vezes até mesmo games. Além disso, esses modelos costumam vir com as utilidades já citadas antes.

No entanto, o caso da TV 3D já é mais complexo de se decidir, sem contar o preço mais elevado. Esses televisores podem ser de tecnologia ativa ou passiva, sendo a ativa de qualidade melhor a nível de imagem. Vale a pena questionar-se o quão relevante será o recurso de ver o filme em três dimensões, se essa maior interação será realmente bem-vinda.

Agora que você já sabe como começar a sua busca para uma TV para a sua casa, encontre as melhores ofertas em TVs do mercado no JáCotei!